quinta-feira, 13 de setembro de 2018

O ensino na profissão de cuidadores de idosos e os desafios atuais


Resultado de imagem para cuidadores idosos


O ensino na profissão de cuidadores de idosos e os desafios atuais

  
Os cuidadores de idosos são pessoas responsáveis por tomar conta da população que está na terceira idade. Com o passar dos anos, a expectativa de vida dos brasileiros cresce gradativamente e no cenário atual está em cerca de 76 anos, o que demonstra a necessidade de cuidados adequados para com essa população.

Além disso, muitas pessoas passam horas longe de casa, seja devido ao trabalho ou mesmo trânsito e transporte público, dessa forma é difícil ficar ao lado e dar a atenção necessária para algum familiar que está na fase 60+. Por isso, o cuidador de idoso é o profissional no mercado de trabalho que pode auxiliar nessa situação.

Cuidar de outra pessoa não é uma tarefa simples e por isso os cuidadores de idosos precisam de um ensino completo e uma capacitação adequada. Inclusive há diversos cursos para fomentar esse aprendizado.

Esse profissional é fundamental para atender as necessidades dos idosos, tais como, alimentação, higiene, saúde, educação, lazer, entre outras.

cuidador de idoso está em ascensão e para trabalhar nessa área é importante que a pessoa seja calma, paciente e claro, ame cuidar de pessoas na terceira idade. Também é preciso ter muita organização, responsabilidade, empatia e delicadeza.

Essa profissão é tão importante que inclusive há o Dia Municipal do Cuidador Em São Paulo, comemorado no dia 26 de agosto, de acordo com a ACIRMESP - Associação dos Cuidadores de Idosos da Região Metropolitana do Estado de São Paulo.

COMO É O ENSINO

É essencial que os cuidadores de idosos tenham conhecimento sobre saúde e como lidar com pessoas da terceira idade, além disso é preciso ter o ensino fundamental completo, idade mínima de 18 anos, não possuir antecedentes criminais e fazer cursos de qualificação.

Esses cursos servem para aperfeiçoamento e aprendizado a respeito do que funciona melhor ao cuidar de um idoso. Cursos de nutrição, primeiros-socorros e enfermagem são ótimos para quem busca seguir nessa área, pois quanto mais completo o profissional for, maiores oportunidades terá e consequentemente um salário melhor.

Durante o ensino os alunos fazem aulas teóricas e práticas, aprendem sobre legislação, estatuto do idoso, realizam estudos de casos e solucionam problemas, fazem gincanas, dramatizações e dinâmicas em grupo para se sentirem adaptados às mais variadas situações, de modo que insira-os no contexto do trabalho.

PRINCIPAIS FUNÇÕES

  • Auxiliar o idoso em tarefas domésticas;
  • Ser responsável pelas medicações (horários e doses);
  • Fazer companhia e estar realmente presente;
  • Auxiliar durante a higiene pessoal;
  • Preparar e servir as refeições;
  • Proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem-estar ao idoso.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Os cuidadores de idosos podem trabalhar em locais que atendem diversas pessoas na faixa 60+, como uma casa de repouso, clínica, hospital e asilo. Ou também podem exercer um trabalho mais específico, ou seja, a domicílio e o profissional nesse caso é contratado por uma família para cuidar do idoso individualmente em casa.

DESAFIOS

Cuidar de uma outra pessoa já é um desafio, é uma tarefa complexa e que exige muita dedicação. O cuidador precisa ter a percepção do que é melhor para o idoso e quais mudanças e adaptações serão necessárias para proporcionar um ambiente melhor.

Ter controle psicológico também é fundamental, pois durante a vivência é preciso lidar com sofrimento, dor e diferentes situações, inclusive de socorro emergencial e isso pode abalar a pessoa caso não tenha o preparo adequado. É importante que o profissional consiga manter a saúde mental em dia e também evitar sobrecargas. Em alguns casos, os cuidadores desenvolvem até um certo grau de ansiedade, impactando diretamente na vida pessoal.

E principalmente, precisa ter paciência e motivação para enfrentar desafios, por exemplo, se o idoso possui algum tipo de doença, como Alzheimer, pois é mais difícil de cuidar, ele pode esquecer das coisas, mudar de comportamento e ter dificuldades para se comunicar.

SALÁRIO

O salário do cuidador de idoso costuma variar em cada estado do Brasil, mas a média salarial no país fica na faixa de R$1.200,00.

O que você achou sobre esse conteúdo? Fique a vontade para compartilhar e deixar um comentário abaixo sobre a sua opinião em relação os cuidadores de idosos.


Autor: Em Família - Residencial Sênior

https://www.casaderepousoemfamilia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário