quarta-feira, 27 de julho de 2016

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)

Caros colegas,
O Ministério da Educação (MEC) retoma o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Serão selecionados 2.185 bolsistas de todas as áreas do conhecimento. Os benefícios previstos são mensalidade, seguro-saúde, auxílio deslocamento, auxílio instalação e adicional localidade, quando for o caso. A duração da bolsa é de, no mínimo, quatro meses e de, no máximo, 12.
Cada programa de doutorado no Brasil terá direito a uma cota para o ano de 2017, o equivalente a 12 mensalidades. Ou seja, a quantidade de bolsistas pode variar, conforme o interesse da coordenação do curso de doutorado.
As bolsas de doutorado sanduíche no exterior, que devem ser implementadas de março a outubro de 2017, dão oportunidade para que o estudante invista no aprofundamento teórico, coleta, tratamento de dados e desenvolvimento parcial da parte experimental da pesquisa. Nesta modalidade de bolsas o candidato deve retornar ao Brasil para defender a tese.
Os interessados devem estar regularmente matriculados em cursos de doutorado com nota igual ou superior a três no Sistema de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É vedada a participação de estudantes que tenham usufruído de bolsa de doutorado sanduíche no exterior no atual curso ou em outro doutorado realizado anteriormente. Também é proibido que o candidato acumule bolsas de doutorado sanduíche no exterior, com outros programas brasileiros, que utilizem recursos do Tesouro Nacional.
No processo de inscrição, caberá a cada instituição de ensino superior, em uma primeira etapa, fazer a seleção interna dos candidatos até 30 de setembro. Após essa data, os pré-selecionados terão até outubro para efetuar o cadastro no sistema da Capes. De 1º a 30 de novembro, as universidades devem homologar as inscrições. A partir daí, o estudante interessado terá de enviar os documentos complementares até 30 de janeiro de 2017.
Para mais informações, acesse o edital do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior disponível em http://www.capes.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário