quinta-feira, 9 de junho de 2016

Estação Ativamente:Programa de estimulação mental e física através de jogos e equipamentos eletrônicos

Projeto Tecnológico Inovador para a Terceira Idade por:
Thais Bento Lima da Silva (Gerontóloga, Mestre e Doutoranda em Neurologia pela USP Coordenadora científica do Projeto Estação Ativamente). Camila Sato Kanashiro, Carolina Carneiro, Samara Santos Hora (Monitoras da Estação Ativamente), Wladimir Benegas, Luiz Moraes e Nilton Kurata (Apoiadores da Estação Ativamente). Tiago Nascimento Ordonez, Felipe Borges (Programas de Políticas Gerontológicas- São Caetano do Sul e Colaboradores da Estação Ativamente)
Contatos: gerontologathais@gmail.comwladimir@bpeditorial.com.br

Conhecendo a Estação Ativamente- Programa Inovador Tecnológico para a Terceira Idade. 
Além do envelhecimento populacional, observa-se uma expansão de idosos mais idosos (pessoas com 80 anos e mais), favorecendo o envelhecimento dentro dessa coorte etária. A Organização Mundial da Saúde mostrou que o contingente de idosos no final da década de 90 era de 66 milhões e estima, para 2050, um aumento significativo para 370 milhões de idosos, no Brasil, a cada quatro pessoas, uma terá mais de 60 anos.

Alguns pontos são necessários para que isto seja possível.Além do aumento no número de idosos no Brasil,estamos em paralelo a uma mudança tecnológica que está se desenvolvendo em alta velocidade. É imprescindível investigar quais as abordagens adequadas para introduzir o idoso na tecnologia de modo a lhe proporcionar bem-estar e promoção de saúde. Especificamente com ações voltadas aos equipamentos informatizados que promovam o entretenimento e a estimulação de suas habilidades mentais. Sabe-se que os municípios brasileiros ainda possuem escassez de programas desenvolvidos especificamente para idosos.

A Estação Ativamente é um programa voltado para indivíduos com idade de 60 anos ou mais, que visa a estimulação das habilidades cognitivas, físicas e de humor do indivíduo idoso, proporcionando maior interação social, maior independência e autonomia e prevenção de declínio funcional e da memória através de equipamentos e jogos eletrônicos importados e de alta tecnologia.

A Estação Ativamente é composta por :
1- Equipamento de Dança
2- Equipamento de treinamento de atenção visual
3- Equipamento de treinamento em funções executivas
4- Equipamento direcionado ao treinamento da memória
5- Equipamento de atividades cooperativas
6- Equipamento de entretimento
7- Estações de computadores com jogos cognitivos

1- O Equipamento de Dança é composto por uma tela e pequeno tablado ao qual o idoso precisa acompanhar os passos de dança de um professor virtual que aparece no vídeo. As músicas podem ser apresentadas utilizando-se por base as inseridas no programa do equipamento, ou pode-se inserir um pen drive no equipamento com músicas que atendam as preferências e história de vida do participante. Tem por objetivo treinar as habilidades visuoespaciais, memória de trabalho, velocidade de processamento, comunicação, expressão corporal e ao mesmo tempo é uma atividade de entretenimento, por apresentar novas formas de lazer e interação social.

2- Equipamento de treinamento de atenção visual- tem por objetivo realizar o treinamento da atenção visual, por meio da alternância de letras e números que são iluminados aleatoriamente.Neste jogo o participante precisa ora destacar quais são os números ímpares que aparecem, ora os pares, as consoantes e as vogais iluminadas pela luz. Adicionalmente estimula as habilidades de força muscular da preensão manual e do equilíbrio por necessitar que o idoso mantenha-se equilibrado e apoiado em uma barra de ferro, tais habilidades são essenciais para a funcionalidade do idoso em suas atividades de vida diária.

3- Equipamento de treinamento em funções executivas- é voltado para o uso do Taiko associado ao aparecimento de figuras em uma tela, o participante deve bater o tambor de acordo com a velocidade que as figuras aparecem e o ritmo da música. Neste equipamento verifica-se a capacidade de planejamento e desenvolvimento de estratégias para atingir metas, o que requer flexibilidade de comportamento, integração de detalhes de modo coerente e o manejo de múltiplas fontes de informação, coordenados com o uso de conhecimento adquirido.

4- Equipamento direcionado ao treinamento da memória- tem por objetivos apresentar figuras de diferentes categorias e cores (frutas, animais, vestuário, objetos etc.) que são primeiramente nomeadas e posteriormente retiradas da tela. O objetivo é que o participante emita uma evocação livre de quais figuras ele viu e a posição em que as mesmas apareceram. Este equipamento tem níveis gradativos de complexidade.

5- Equipamento de atividades cooperativas- Neste equipamento objetiva-se estimular a participação do indivíduo em desafios intelectuais computadorizados, tendo por base o estímulo às atividades cooperativas.

6- Equipamento de entretenimento- Tem por objetivo estimular a interação social, ocupação do tempo livre de forma significativa. Possibilitando ao idoso a desmistificação do uso de novas tecnologias e novas aprendizagens.

7- Estações de computadores com jogos cognitivos- Tem por objetivo fornecer programas online em computadores, a serem executados individualmente ou em duplas, com o Software Supera online(exercícios de ginástica cerebral). Seus estímulos podem melhorar o desempenho de atenção, memória de trabalho e resolução de problemas.

Todos os equipamentos passaram por adaptações que atendessem as particularidades da terceira idade, como design, som, velocidade de processamento de informações, níveis de dificuldades e acessibilidade apropriados para adultos e idosos.Toda metodologia do programa Estação Ativamente é passada a monitores por profissionais especializados da área da Gerontologia.

Além disso, periodicamente esses profissionais fazem visitas e debates com os monitores para analisarem os resultados do programa.

- Implementação do programa “Estação Ativamente
O processo de validação e adaptação cultural da Estação Ativamente envolveu a parceria com a Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, com uma intervenção piloto com a participação de 240 idosos saudáveis com 60 anos e mais, residentes neste município, sendo que destes 120 participaram dos jogos e exercícios dos equipamentos compostos pela Estação Ativamente, compondo o grupo experimental (GE)e 120 participaram de um grupo controle (GC) que não realizaram a intervenção.
Por meio deste acompanhamento com estes dois grupos de idosos,pré e pós teste, houve a construção de estratégias de abordagens educacionais com caráter lúdico durante doze sessões com duração de uma hora e meia. Adicionalmente atendendo as preferências e apontamentos mencionados pelos participantes em sua etapa experimental e de adaptação, pois o número de idosos foi considerado adequado e representativo de estudos de intervenção realizados na comunidade.

De acordo com resultados preliminares e qualitativos desta intervenção, observou-se que o GE obteve ganhossignificativos no desempenho de linguagem e em orientação temporal, quando comparados ao inicio de participaçãona intervenção. O que pode sugerir que os mesmos ficaram mais orientados quanto às datas, e mais rápidos na busca semântica, apresentando benefícios em habilidades de memória verbal e velocidade de processamento para materiais verbais.

Supõe-se que estes habilidades melhoraram, pois a participação no Programa Estação Ativamente, possibilitou aos idosos espaços para o exercício da criatividade, a construção e reconstrução do conhecimento, da troca de saberes, o desenvolvimento do pensamento, a capacidade de memorização, instigando a mente a pensar, memorizar, resolver, a ludicidade e formular problemas. Assim, a aprendizagem de novas tecnologias ocasionaria aprendizagens novas, levando ao exercício e manutenção de bom desempenho cognitivo nos idosos

Alguns idosos, ao ingressarem no Projeto Estação Ativamente, afirmavam que não aprenderiam e que teríamos que ter muita paciência, tinham também muitas expectativas que com o passar do tempo foram sendo supridas. Ao ingressarem posteriormente nas atividades, tudo isso fora inserido nos objetivos de estimulação.E, aos poucos, os idosos têm percebido formas de lidar com possíveis alterações próprias do envelhecimento, lidar com a ansiedade que algumas vezes surge no momento em que não conseguem executar alguma tarefa de um equipamento ou etapa do jogo em andamento.

Os relatos dos idosos, em relação ao acompanhamento pelos monitores, têm sido muito positivos e na medida em que novos conhecimentos chegam a eles, os mesmos referem que a sensação é de que novos horizontes se abrem.

Por isso, atenção! Para promover a inclusão das pessoas idosas no contexto do mundo tecnológico e digital, deve-se levar em conta a sua linguagem, sua história de vida, sua saúde mental, emocionais e físicas, entre outras singularidades. É importante também mapear os princípios pedagógicos orientadores e facilitadores da aprendizagem do idoso. Pois, a geração nascida no universo de ícones, imagens, botões e teclas, transita na operacionalização com desenvoltura nesta cena visionária de quase ficção científica, mas a outra, nascida em tempos de relativa estabilidade, convive de forma conflituosa com as rápidas e complexas mudanças tecnológicas, cuja progressão é geométrica. Por este motivo a participação em um programa computadorizado e tecnológico especializado para o idoso se faz necessária, reforçando assim a necessidade de futuras Estações Ativamente nos municípios brasileiros como medida de políticas públicas e de promoção de saúde.




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