terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Curso de especialização em Cuidados Paliativos do Hospital Sírio Libanês

Divulgamos a todos, Curso de especialização em Cuidados Paliativos do Hospital Sírio Libanês.
Os cursos do Sírio Libanês (SP), com início em 27/02/2015 e encerramento no dia 05/12/2015, visam aprofundar o conhecimento teórico-científico e o desenvolvimento de competências e habilidades práticas, integrando o cuidado paliativo ao cuidado que busca a cura ou o controle das doenças. São 10 vagas para o curso de Especialização e 35 para o curso de Aperfeiçoamento.
sirio-oferece-especializacao-e-aperfeicoamento-em-cuidados-paliativos-fotoO Cuidado Paliativo é uma área que cresce cada vez mais na saúde atual, na qual os profissionais aprendem a olhar não só a doença, mas o paciente como um todo, de forma técnica e humanizada. 
Ambos os cursos são oferecidos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês que tem como foco o desenvolvimento do aluno e o máximo aproveitamento durante suas atividades de ensino. Por este motivo, as atividades são realizadas em um único espaço, integrado ao Hospital, com uma infraestrutura moderna e preparada para atender as necessidades de ensino. 
Ambos os cursos, o de Especialização e Aperfeiçoamento, terão na coordenação o Prof. Dr. Daniel Neves Forte e a enfermeira Valéria Delponte. 
Os cursos objetivam que o aluno tenha uma visão estratégica, integrada e multidimensional que abrange aspectos relevantes como: abordagem e formas de tratar e cuidar dos sintomas de sofrimento físico, psíquico, social e espiritual; atendimento à família, estratégias de comunicação e intermediação de conflitos, habilidade para trabalhar em equipe e atenção com riscos ocupacionais.

Aperfeiçoamento
O curso de Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos, de 274 horas, visa promover a capacitação de médicos e profissionais de saúde na avaliação e no manejo dos diversos sintomas de sofrimento físico, psíquico, social e espiritual relacionados às doenças que ameacem a vida. São oferecidas 25 vagas. O curso de Aperfeiçoamento é ministrado no mesmo período, de 27/02/2015 a 05/12/2015, sexta-feira e sábado, uma vez ao mês.

Especialização
O curso de Especialização em Cuidados Paliativos, de 440 horas, dá ênfase ao aprofundamento do conhecimento teórico-científico e ao desenvolvimento de competências e habilidades práticas, integrando o cuidado paliativo ao cuidado que busca a cura ou o controle das doenças.
É dirigido a médicos e profissionais de saúde que buscam aprofundar e desenvolver seus conhecimentos e habilidades em cuidados paliativos. Tem início em 27/02/2015 e seu encerramento é dia 05/12/2015

Destaques dos cursos
Ambos os cursos utilizarão como metodologia, as seguintes estratégias:
a) Oficinas de comunicação em pequenos grupos de discussão com participação de coordenadores e membros da comissão científica, utilizando casos clínicos reais atendidos pelos professores para desenvolver habilidades de comunicação e trabalho em equipe.
b) Situações simuladas que desenvolvem conhecimentos e competências para manejar os diversos sintomas da doença grave ou do tratamento e para a prescrição e o manejo das principais drogas.
c) Habilidades de comunicação relacionadas a discussões de fim de vida -- conflitos, incertezas, objetivos do cuidado e limitações de tratamentos
d) Aspectos éticos e jurídicos -- conhecimentos aprofundados
e) Avaliação das estratégias de implantação de serviços

Inscrições abertas
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 30 e janeiro de 2015. Em ambos os cursos o percentual de frequência deve ser igual ou superior a 75% e têm Trabalho de Conclusão de Curso. São 10 vagas destinadas à Especialização, e o de aperfeiçoamento são 35 vagas, dirigidas a profissionais da saúde, entre eles médicos.

Informações
Para maiores informações acesse o site do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês: http://www.hospitalsiriolibanes.org.br/iep/pos-graduacao/Paginas/Curso.aspx?atividade=855&pnv=0

Atenciosamente,
Equipe ABG, em parceria com você!
Associação Brasileira de Gerontologia 
(ABG) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário