segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Equipe de Gerontologia e Atenção Básica realizam treinamento de equipe de enfermagem para atendimento da população com 80 anos ou mais.

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul, por meio da Atenção Básica e Equipe de Gerontologia (com Felipe Borges e Tiago Nascimento Ordonez, gerontólogos e membros da ABG), realizou no dia 1º de setembro, das 13h às 17h, a primeira capacitação dos profissionais de enfermagem para atendimento da população com 80 anos ou mais.

A ação faz parte do Programa Conviver Melhor nas 3ª e 4ª Idades e objetiva proporcionar conhecimentos acerca da senescência e senilidade e, concomitantemente, treinar as enfermeiras para realização da Consulta Gerontológica em Enfermagem (CGE) nos CISES.

A consulta visará identificar os idosos frágeis e em risco de declínio de sua capacidade funcional, por intermédio da Avaliação Gerontológica Global (AGG), um protocolo de rastreio e diagnóstico funcional que compila vários instrumentos validados e reconhecidos nas áreas de Geriatria e Gerontologia.

Com base nessa avaliação, serão propostas intervenções interdisciplinares, a fim de atender de forma integral e integrada as necessidades da 4ª Idade sulsancaetanense, estimulando o autocuidado, a autonomia, a independência e a qualidade de vida dessa população.

O novo serviço de saúde será disponibilizado à população com 80 anos ou mais, a partir do dia 15 de setembro, no CISE João Castaldelli, e, posteriormente, em todos os Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISEs) do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário