terça-feira, 15 de julho de 2014

Projeto GCMI: Guardas Combatentes de Maus-tratos Contra Idosos


Em celebração ao dia mundial de enfrentamento a violência contra a pessoa idosa, comemorado dia 15 de junho, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da equipe de gerontologia da terceira Idade, em parceria com a Secretaria de Segurança, Coordenação Técnica de Instrução, iniciaram a sensibilização dos Guardas Civis Metropolitanos (GCM) para atendimento da população idosa.

A ação faz parte do Aperfeiçoamento Continuado da GMC e tem como objetivo assegurar um envelhecimento digno a todos os cidadãos, por meio da disseminação de conhecimentos acerca do envelhecimento e da velhice e reflexões sobre os preconceitos, abusos e maus-tratos contra a pessoa idosa. Além disso, pretende-se estimular o desenvolvimento de competências para o reconhecimento, combate e prevenção da violência contra os cidadãos idosos, em especial, aqueles da denominada quarta idade e/ou em condições de vulnerabilidade.

O Projeto GCMI, Guardas Combatentes deMaus-tratos Contra Idosos, reforça a importância de se capacitar recursos humanos para lidar com essa questão e consequentemente aumentar a consciência sobre a injustiça dos abusos contra a pessoa idosa (Envelhecimento Ativo, OMS, 2002 e Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento, ONU, 2002).

Para Nicomedes Nogueira Júnior, coordenador técnico de aprimoramento da GMC, a iniciativa reforça a importância de se atender melhor a terceira idade do município. Segundo a psicóloga Izabel Oliveira da Silva, palestrante da primeira aula, os casos de violência doméstica contra o idoso são diários e recorrentes. “É necessário pautar esse assunto e sensibilizar a corporação para que possam compreender algumas motivações para a agressão contra o idoso e, acima de tudo, conheçam os direitos dessas pessoas”, observou. “Dessa forma, a GCM estará ainda mais qualificada para reconhecer, combater e prevenir os casos de violência”,  acrescentaram os gerontólogos Tiago Ordonez e Felipe Borges, que também ministraram o curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário