terça-feira, 13 de maio de 2014

GEPAF divulga resultados da pesquisa: “Rede de Atividade Física de Ermelino Matarazzo”


Foto: Divulgação

Evento acontece no próximo dia 17 de maio
No próximo dia 17 de maio o Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF) apresentará os resultados da pesquisa “Rede de Atividade Física de Ermelino Matarazzo”. O evento acontecerá das 8h às 14h no Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol, localizado na Av. Luiz Imparato, 564, Cangaíba.

Os resultados dessa pesquisa e de outras que envolvem a população de Ermelino Matarazzo, produzidas pelo GEPAF, serão compartilhados com a comunidade que atua na área de promoção da atividade física no distrito.

Apesar de existirem diversas redes que agrupam pessoas e instituições que atuam na área de promoção da atividade física no cenário nacional e internacional, o estudo sobre as redes sociais nessa área tem recebido pouca atenção. Sendo assim, o GEPAF da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP realizou em 2012 um diagnóstico no distrito de Ermelino Matarazzo, na zona leste da cidade de São Paulo, e identificou as pessoas que atuam na promoção da atividade física, esporte ou lazer ativo nesse território e a forma que elas se relacionam.

Alguns dos resultados deste estudo já foram divulgados em alguns eventos, como no IX Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, em Curitiba, e em breve informações mais detalhadas serão divulgadas pelo GEPAF para os pesquisadores da área. Outras ações estão em fase final, como o mapeamento dos espaços e instituições no distrito de Ermelino Matarazzo utilizados para a prática de atividade física, estruturada ou não.

Serão discutidas as estratégias e os conteúdos que as instituições e pessoas querem ver contemplados e que contribuem significativamente para o trabalho do dia a dia. Essa aproximação e troca de experiências dos diferentes atores dos diversos setores que atuam na promoção da atividade física no distrito de Ermelino Matarazzo tem como objetivo o empoderamento individual, institucional e coletivo para o exercício da atividade.

Neste dia os participantes terão a oportunidade de decidir oficialmente pelo lançamento da Rede de Atividade Física de Ermelino Matarazzo. As inscrições para a participação do evento são gratuitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário