quinta-feira, 15 de maio de 2014

Atendimento humanizado ao idoso no transporte público é tema de projeto em São Caetano do Sul

A Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Viação Padre Eustáquio, iniciará na terceira semana de maio a capacitação dos profissionais do transporte coletivo municipal.

A ação socioeducativa faz parte do projeto denominado Envelhecimento VIP, que está sendo desenvolvido pela equipe de Gerontologia da Terceira Idade, coordenada pelos gerontólogos Felipe Borges e Tiago Nascimento Ordonez, membros da ABG. Esta atividade foi dividida em três etapas: 1) pesquisa com idosos frequentadores dos Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade e com conselheiros do Conselho Municipal do Idoso de São Caetano do Sul, a fim de colher opiniões e informações acerca do transporte coletivo municipal; 2) sensibilização de colaboradores envolvidos na dinâmica do transporte urbano da cidade, por meio de vestimentas, cedidas pela Bigfral, que simulam a velhice avançada. 3) campanha visual nos ônibus do município para conscientização e promoção do respeito à pessoa idosa no transporte público.

Com o apoio da Associação Brasileira de Gerontologia, Bigfral, Secretaria Municipal de Segurança, por intermédio da Guarda Civil Metropolitana, Secretaria de Educação (por meio do E.M.E. Alcina Dantas Feijão), Conselho Municipal do Idoso e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de São Caetano do Sul, a iniciativa objetiva sensibilizar e conscientizar a sociedade sulsancaetanense e os profissionais que atuam na área do transporte público municipal às particularidades do processo de envelhecimento e da velhice, estimulando o respeito e a segurança das pessoas idosas nos transporte coletivo, contribuindo para um envelhecimento ativo em condições de dignidade.


O projeto acontecerá na semana do dia 23 em dois períodos, das 9h.30min às 11h.30min e das 14h.30min às 16h.30min.

Um comentário:

  1. Parabéns aos parceiros envolvidos e aos colegas gerontólogos Felipe Borges e Tiago Ordonez (Diretor da ABG). Esperamos que esta ação em São Caetano do Sul-SP possa ser modelo para outros municípios.
    Eva Bettine.

    ResponderExcluir