segunda-feira, 14 de abril de 2014

I Fórum de Envelhecimento e Direitos da Pessoa Idosa é realizado com sucesso em São Caetano

Da Redação

Os idosos de São Caetano do Sul que prestam serviços nas unidades de Saúde do município participaram, nesta sexta-feira (11/4), no Centro Integrado de Saúde e Educação (CISE) João Castaldelli, do I Fórum de Envelhecimento e Direitos da Pessoa Idosa, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião, a secretária municipal de Assistência e Inclusão Social, Andreia Neves Bianchini, dialogou com os munícipes e antecipou que, nas próximas semanas, a Prefeitura de São Caetano anunciará novos projetos na área social. “Sabemos da importância de programas voltados para a terceira idade não somente pela questão financeira, mas, principalmente, por proporcionarem mais qualidade de vida a todos”, salientou.

Durante o I Fórum, os gerontólogos da Terceira Idade sancaetanense e membros da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG), Tiago Ordonez e Felipe Borges, apresentaram os resultados da pesquisa Programa Agente Cidadão Sênior: Levantamento biopsicossocial, realizada no mês de janeiro com parte dos integrantes do projeto. “Com esse levantamento, pudemos descrever o perfil sociodemográfico dos inscritos no programa, traçar comparativos do antes e depois do ingresso na iniciativa e avaliar o bem-estar psicológico dos membros”, destacou Ordonez. “Novas estratégias e ações serão desenvolvidas com base nesses dados, tudo para assegurar o envelhecimento com qualidade em São Caetano”, concluiu Felipe.

Segundo os profissionais, a média de idade dos integrantes é de 68 anos (o mais novo com 65 e o mais velho com 83), 83% dos participantes são mulheres, os bairros Nova Gerty, São José e Santa Maria são os mais representados e o principal interesse em se inscrever no projeto, conforme resultado da pesquisa, é o financeiro, seguido de sentimento de utilidade e contribuição para a sociedade, e manter-se ativo e em contato com demais pessoas.

Ainda na área social, Lucia Borges de Carvalho, assistente social e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ministrou palestra sobre a atuação de ambos os setores.

Vitorio Vizentim Filho e Lenice Duarte Meleiro, presidente e vice, respectivamente, do Conselho Municipal do Idoso, colocaram em discussão o Estatuto do Idoso e a atuação do órgão. “Trabalhamos em constante parceira e pelo bem da cidade, com apoio da Secretaria de Assistência Social, para que possamos seguir adiante nas discussões em busca de melhorias na acessibilidade, saúde e lazer de todos os idosos”, enfatizou Vitorio. “Discutir o Estatuto é necessário, já que, apesar de 11 anos de existência, muitos ainda o desconhecem e não sabem dos direitos que têm”, acrescentou Lenice.

Direitos do Consumidor – O Procon de São Caetano, representado por Jeniffer Gonzalez e Eliane Teixeira Goi, fez ampla explanação acerca dos direitos dos consumidores. Em pauta, assuntos como relação entre consumidor e fornecedor, cartão de crédito, empréstimo consignado, propagandas enganosas, cobranças de juros abusivos, entre outros itens, atraíram a atenção dos presentes.

(11/4/14) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário