quinta-feira, 15 de agosto de 2013

29 de abril a 03 de maio de 2014: XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia


Prezados Colegas Geriatras, Gerontólogos e Parceiros da SBGG,

É uma grande alegria como paraense e como presidente da SBGG receber o XIX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia em Belém do Pará.

Ao inserirmos o Teatro da Paz e toda a atmosfera do Belle Époque como a interface cultural do nosso Congresso, com todo o seu fausto e riqueza que deu a Belém um toque de sofisticação cultural e nos aproximou da cultura que vigorava na Europa no século XIX, trazemos também a oportunidade de reverenciar o passado com um presente tão promissor, que nos coloca diante dos grandes avanços já alcançados e ainda, de muitos desafios, pelos quais nossa categoria de profissionais tanto se empenha em vencer para oferecer à sociedade a capacidade de envelhecer de forma saudável.

O tema oficial do evento “A NOVA GERAÇÃO DE IDOSOS E OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS” é fruto de uma reflexão sobre o envelhecimento da população que vem colocar aos governos, às famílias e à sociedade em geral, frente a questões sobre as quais não estão preparados. Esta realidade constitui-se assim, hoje, um desafio à responsabilidade individual e coletiva.

Coloca-se então, a questão de pensar o envelhecimento ao longo da vida, numa atitude mais preventiva e promotora da saúde, da independência e da autonomia, promovendo um envelhecimento saudável e de qualidade que respeita os múltiplos setores da sociedade.

O XIX CBGG possibilitará que ao longo de sua realização, através das atividades que serão desenvolvidas, que os avanços científicos e novas práticas de tratamento e conduta junto ao idoso, que serão apresentados por renomados profissionais do cenário nacional e mundial, sejam inseridos nas políticas públicas de saúde e programas sociais, de forma que permitam desenvolver ações mais próximas dos cidadãos idosos, acessíveis e sensíveis às necessidades mais frequentes da população em estudo, envolvendo uma ação integrada ao nível da mudança de comportamentos e atitudes da população em geral.
Serão apresentadas propostas desafiadoras para a atual geração de idosos, tendo em conta algumas politicas sociais e atividades já existentes, atuando numa perspectiva multidisciplinar para que melhor se coadunem às necessidades contemporâneas e assim novas práticas sejam implementadas e continuamente ajustadas às novas gerações de idosos.

A Indústria de produtos, serviços e tecnologia, sempre parceira, e que tem acompanhando em todo o globo as mudanças aqui expostas, apresentado grandes avanços e inovações em tratamento e prevenção, estará presente trazendo inovações e consolidando seu importante papel para a sociedade.

Belém do Pará, da chuva da tarde, dos túneis de mangueiras, da calorosa cidade-gente, da cidade-morena, da culinária exótica e cultura com tantos ritmos, cores e sabores, será o cenário perfeito para o nosso encontro e estará a sua espera para ser redescoberta pelos Geriatras e Gerontólogos de todo o nosso imenso Brasil!

Um grande abraço,

Nezilour Lobato Rodrigues
Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário