quinta-feira, 18 de julho de 2013

Pós Graduação: Faculdade de Saúde Pública da USP

Informe nº 01/2014 - 15/07/2013

EXAMES PARA INGRESSO NA PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP - 2014
INFORMAÇÕES GERAIS


FASES DA SELEÇÃO E INSCRIÇÃO

- Prova de Inglês e Prova de Português (FUVEST);

- Análise de documentos e seleção pelos programas e suas áreas de concentração (FSP/USP).

Período de Inscrição: de 22 de julho (segunda-feira) a 30 de agosto de 2013 (sexta-feira).

Taxa de Inscrição: R$ 220,00, a serem pagos na rede bancária, utilizando o boleto impresso ao final da inscrição na Fuvest.

Aqueles que desejarem se beneficiar da Lei Estadual 12.782, de 20 de dezembro de 2007, no que se refere à redução de taxa, deverão consultar o Edital da Superintendência de Assistência Social - SAS/USP no endereço www.fuvest.br e proceder conforme indicado. O período para essas solicitações é de 15 a 19 de julho de 2013. O resultado das solicitações será informado ao interessado no momento em que for imprimir o boleto de pagamento, a partir do dia 22 de julho de 2013.

Candidatos com deficiência, que exija condições especiais para a realização das provas de primeira fase, devem entrar em contato com a FUVEST até o dia 30 de agosto de 2013, pelo telefone (11) 3093-2300, dias úteis das 08:00h às 17:00h ou enviar mensagem para mdgoncalves@fuvest.br, descrevendo o tipo ou grau da deficiência.


ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública

. Epidemiologia das doenças, dos agravos à saúde e dos fatores de risco.

. Ciclos de vida, condições sociais e de saúde.

. Política, gestão e saúde.

. Organização dos processos produtivos e saúde do trabalhador.

. Saúde ambiental, modos de vida e sustentabilidade.

Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública

. Técnicas e métodos diagnósticos na avaliação nutricional e alimentar de indivíduos e populações.

. Frequência, distribuição, determinantes e consequências de distúrbios nutricionais na população brasileira.

. Formulação e avaliação de intervenções nutricionais.

. Caracterização, avaliação e formulação de alimentos para nutrição e promoção da saúde humana.


MESTRADO PROFISSIONAL

Programa em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade

. Gestão ambiental e sustentabilidade urbana.

. Gestão em serviços de saneamento ambiental.

. Vigilância em saúde ambiental e do trabalho.


PROCESSO SELETIVO

PRIMEIRA FASE

É composta de provas escritas, eliminatórias, de Português e de Inglês.

Local do Exame:

Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

Av. Dr. Arnaldo, 715

CEP 01246-904

Cerqueira Cesar - São Paulo/SP

(Próximo à estação Clínicas do Metrô)

Prova de Inglês

Consiste em 20 testes de múltipla escolha com 5 alternativas, destinados a avaliar a compreensão de textos (50% da nota), e em tradução de um texto em inglês (50% da nota).

Duração: 3h.

Data: 15 de setembro de 2013 (domingo)

Horário: 9h

Atenção: não será permitido o uso de dicionário, de aparelhos celulares, de equipamentos eletrônicos, nem de qualquer outra forma de consulta.

Prova de Português

Consiste em 20 testes de múltipla escolha com 5 alternativas (50% da nota) e de uma redação (50% da nota), destinados a compreensão e a produção de textos.

Duração: 4 horas

Data: 15 de setembro de 2013 (domingo)

Horário: 14h.

Atenção: não será permitido o uso de dicionário, de aparelhos celulares, de equipamentos eletrônicos, nem de qualquer outra forma de consulta.

Em cada período, não serão admitidos candidatos após o fechamento dos portões.

Avaliação das Provas:

O critério de aprovação neste exame eliminatório, tanto para Mestrado, como para Doutorado e Mestrado Profissional, é o aproveitamento de pelo menos 60% em ambas as provas descritas acima.

Dispensa da primeira fase:

Candidatos que obtiveram aproveitamento de 60 % ou superior, em ambas as provas da primeira fase dos processos seletivos realizados pela CPG para ingresso em 2012 ou 2013, estão dispensados deste exame e podem inscrever-se diretamente para a segunda fase na Secretaria de Pós-Graduação, no mesmo período das inscrições (de 22/07 a 30/08/2013), no horário das 9h às 12h e das 13h às 15h. Deverão trazer uma foto 3x4, preencher o formulário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais). Essa disposição não se aplica aos candidatos ao Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade.


SEGUNDA FASE

Consiste na etapa de seleção pelos Programas e suas Áreas de Concentração.

O candidato habilitado na Primeira Fase deve apresentar à Seção de Pós-Graduação, na Av. Dr. Arnaldo, 715 - térreo, das 9h às 12h e das 13h às 15h, no período de 14 a 18 de outubro de 2013, os seguintes documentos:

. Histórico escolar da graduação para candidatos ao mestrado e histórico escolar do mestrado para os candidatos ao doutorado;

. Cópia do Currículo Lattes (www.cnpq.br/lattes);

. Carta de intenção, explicitando as razões que o levam a fazer a pós-graduação;

. Pré-Projeto, para os candidatos de mestrado; projeto para candidatos ao doutorado, compatível com uma das linhas de pesquisa do programa escolhido, que possibilite avaliar sua capacidade de formular uma proposta de trabalho coerente; A comissão de Pós-Graduação definirá e divulgará pelo site www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/1315modelo de pré-projeto e/ou projeto a ser apresentado para a segunda fase do processo seletivo.

. Candidatos ao doutorado: comprovante de submissão ou a publicação de artigo científico, ou outro tipo de publicação derivado de sua dissertação de mestrado, em veículo classificado pela CAPES.

Com base na análise desses documentos, os Programas selecionarão os candidatos levando em conta, também, outros critérios específicos dos programas e das áreas, disponíveis no site www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/1315.

Nesta fase, o candidato poderá ser convocado para entrevistas individuais.

A CPG divulgará, até 27 de setembro de 2013, o número provável de vagas disponíveis nos seus programas.


RESULTADO FINAL

A lista dos candidatos selecionados será publicada em 09 de dezembro de 2013 no sitewww.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/1315 e no Quadro de Avisos da Pós-Graduação da FSP/USP.

O resultado não será fornecido por telefone.


MATRÍCULA

Os candidatos selecionados deverão entregar cópias dos seguintes documentos, no período de 03 a 07 de fevereiro de 2014, das 9h às 12h e das 13h às 15h:

. Ficha de Matrícula.

. RG ou RNE*.

. CPF.

. Título de eleitor (somente para brasileiros natos ou naturalizados).

. Certidão de casamento ou nascimento.

. Prova de quitação com o serviço militar (somente para brasileiros natos ou naturalizados do sexo masculino).

. Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão do Curso e de colação de Grau.

. Foto: 1 (uma), no formato 3x4, recente, com fundo branco.

. Diploma de Mestre, no caso de matrícula no Doutorado, com comprovante de credenciamento do curso de Mestrado junto à CAPES.

* Não serão aceitos documentos de órgãos de classe.


REDUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO AO PROCESSO SELETIVO

A Superintendência de Assistência Social - SAS da Universidade de São Paulo, no uso de suas atribuições, comunica as normas para a solicitação da redução de taxa de inscrição no exame para ingresso na Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP/2014, a ser realizado pela FUVEST.

I. DAS SOLICITAÇÕES

1º Para a solicitação de redução de 50%, de que trata a Lei 12.782, de 20 de dezembro de 2007, o candidato deverá se inscrever por meio eletrônico (internet) no site www.fuvest.br, no período de 15 a 19 de julho de 2013, devendo anexar ao formulário de inscrição cópia simples dos documentos que comprovem suas declarações no formulário.

2º As cópias de documentos que comprovem a situação declarada pelo candidato, mais a ficha SAS/USP, emitida ao término da inscrição pelo site, deverão ser encaminhadas para a FUVEST, devendo constar no envelope:


SAÚDE PÚBLICA 2014

FUVEST Fundação Universitária para o Vestibular

Rua Alvarenga, 1945/51

Cidade Universitária

São Paulo, SP

Cep. 05509-004

para análise do Serviço Social da Universidade e eventual atribuição dos benefícios previstos em Lei. Serão aceitos documentos que comprovadamente cheguem à Fuvest até o dia 22 de julho de 2013.

3º Documentação necessária , além da ficha SAS/USP :

a. Documentos de identificação (Cédula de Identidade) do candidato.

b. Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato.

c. Quanto a comprovação da condição de estudante, será aceito um dos seguintes documentos:

. Certidão ou declaração, expedida por instituição de ensino pública ou privada, atestando matricula em 2013.

. Carteira de identidade estudantil ou documento similar, expedido por instituição de ensino pública ou privada, ou por entidade de representação discente, com validade no ano corrente.

d. Quanto à comprovação de renda, será aceito um dos seguintes documentos, referentes ao mês corrente ou, no máximo, de três meses anteriores:

. Cópia do contracheque ou recibo de pagamento por serviços prestados ou envelope de pagamento ou declaração do empregador;

. Cópia do extrato de rendimentos fornecido pelo INSS ou outras fontes, referente a aposentadoria, auxílio-doença, pensão, pecúlio, auxílio-reclusão e previdência privada. Na falta destes, extrato bancário identificado, com o valor do crédito do benefício;

. Cópia de recibos de comissões, aluguéis, pró-labores e outros;

. Cópia de comprovante de recebimento de pensão alimentícia. Na falta deste, extrato ou declaração de quem a concede, especificando o valor;

. Cópia de comprovantes de benefícios concedidos por Programas Sociais, como, por exemplo, bolsa-escola e cheque-cidadão;

. Declaração assinada pelo próprio candidato, para autônomos e trabalhadores em atividades informais, contendo as seguintes informações: nome, nº do documento de identidade, atividade que desenvolve, local onde a executa, telefone, há quanto tempo a exerce e renda bruta mensal em reais.

e. Quanto à comprovação da condição de desempregado, será aceito um dos seguintes documentos:

. Cópia de recibo de seguro-desemprego e do FGTS.

. Cópia dos documentos de rescisão do último contrato de trabalho, mesmo que temporário. No caso do cópia do contrato da carteira de trabalho, anexar ainda as cópias das páginas de identificação.

. Declaração, assinada pelo próprio interessado, contendo as seguintes informações: nº do documento de identidade, qual a última atividade, local em que a executa a, por quanto tempo exerceu tal atividade e data do desligamento.

4º Serão considerados "desempregados" os candidatos que, tendo sido já empregados, formal ou informalmente, estiverem sem trabalho no momento e no período de até 12 meses anteriores à presente solicitação. O interessado que não apresentar os documentos requeridos não terá sua solicitação analisada.


II. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SOLICITAÇÃO E DA INSCRIÇÃO AO PROCESSO SELETIVO JUNTO À FUVEST

A partir do dia 22 de julho o candidato poderá saber, ao inscrever-se aos exames no site da FUVEST, se recebeu redução de taxa de inscrição. Os candidatos beneficiados com redução de taxa deverão efetuar sua inscrição para o processo seletivo entre 22 de julho e 30 de agosto de 2013, seguindo as orientações do programa.

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