quarta-feira, 3 de julho de 2013

Curso de Cuidadores de Idosos do Ateliê do Cuidado

Por Rebeca de Barros Caldeira
Estagiária de Gerontologia do Ateliê do Cuidado

Cerca de 120 mil idosos vivem atualmente no município de Campinas e a tendência é de que esse número cresça cada vez mais. Muitos deles têm qualidade de vida, saúde e são independentes, mas aproximadamente 10% precisam de cuidados especializados. A família é a principal responsável por este cuidado que, historicamente, tem sido realizado por mulheres (na maior parte, esposas e filhas). No entanto, com a crescente atuação feminina no mercado de trabalho, é cada vez mais freqüente que cuidadores formais sejam contratados para desempenhar a função de cuidar dos idosos.

Pensando na necessidade de qualificar o cuidado prestado à pessoa idosa, o Ateliê do Cuidado, empresa especializada em idosos, vai promover a quarta e quinta turma do Curso de Cuidadores de Idosos, que está com inscrições abertas até o início de agosto. Com duração de cinco meses, o curso abordará em 20 aulas temas como funções dos cuidadores de idosos, prevenção de violência e de quedas, primeiros socorros, cuidados bucais, nutrição, cuidados ao idoso com Doença de Alzheimer e sequela de Acidente Vascular Encefálico (derrame), situações conflituosas que envolvem o cuidado, aspectos psicológicos dessa fase de vida, entre outros.

A doutoranda da Unicamp Amanda Marques, que acompanhou a segunda turma, afirma que o curso tem uma perspectiva de cuidado moderna e tem como diferencial a ênfase no profissionalismo, formando cuidadores capazes de exercer a profissão de maneira completa e responsável. “O curso coloca o idoso como sujeito de direitos, valorizando a autonomia desses indivíduos e preparando cuidadores que não são meros realizadores de procedimentos técnicos, mas que se empenham na atividade de cuidar de maneira ampla e profissional”, afirma Amanda Marques.
Assista aos comentários de duas alunas da segunda turma do curso:

A formação dos alunos será enriquecida com professores especializados no atendimento aos idosos, nas seguintes áreas: psicologia, enfermagem, nutrição, serviço social, fisioterapia, odontologia, terapia ocupacional e gerontologia.

As aulas da turma de terça-feira ocorrerão a partir do dia 06 de agosto, semanalmente, das 18h às 21h15 horas. Já as aulas da turma de sábado acontecerão quinzenalmente a partir do dia 17 de agosto, das 9h às 12h15 e das 13h30 às 16h45. São 30 vagas em cada turma para cuidadores formais, familiares e interessados em geral.
O investimento do curso é de R$ 190,00 por mês. A apostila tem o custo de R$40,00 (parcela única).

www.ateliedocuidado.com.br
(19) 3027-1632

Nenhum comentário:

Postar um comentário