quarta-feira, 31 de outubro de 2012

III JORNADA DE ESTUDOS EM GERONTOLOGIA DA UFSCAR



Maiores informações seguem abaixo e podem ser obtidas pelo email do evento.
  
Em sua terceira edição, o Programa de Extensão  “Gerontologia – Gestão da Velhice Saudável” realiza no próximo dia 31 de outubro,  a partir das 14 horas, a III Jornada de Estudos em Gerontologia. O tema central do evento é ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL.
Neste ano, em parceria com Programa de Preparação para Aposentadoria da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas  da UFSCar e também integrando as atividades do mês do servidor a Jornada contemplará atividades, divididas em dois horários, com início programado para as 14 e 16 horas.
A primeira parte da Jornada (das 14 às 16 horas) contará com apresentação musical, seguida de Abertura e Palestra do Professor José Francisco P. Oliveira, que irá abordar o tema ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL - O TEMPO E AS CONSTRUÇÕES DA TRAJETÓRIA HUMANA.

Prof. José Francisco é Mestre em Filosofia pela Pontifícia Università Gregoriana, Roma, Itália. Cooperante do Ministério da Educação da Rep. da Guiné Bissau, África (1989). É também Coordenador da área “Espiritualidade e Finitude” da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG, desde 2008. Tem participação docente em cursos de especialização na área da saúde do idoso e espiritualidade e finitude humana em: Tanatologia da USP, Geriatria Clínica do Hospital Pró-Cardíaco, Psicologia Oncológica do INCA, Universidade Sem Fronteiras da Universidade Estadual do Ceará, desde 2008. O Professor também possui participação no Cercle de RefléxionetAction, promovido pelo GroupePhilosophique D’Athéna, Atenas (2000), com o tema: Dèsleprésocratisme à lapostmodernité: une pedagogiepenséesous une nouvelle vision de lacosmologie. Atualmente é Orientador de aprendizagem do Curso EAD, Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, ENSP-FIOCRUZ, desde 2011. Palestrante nos Congressos de Geriatria e Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) desde 2003.

Na segunda parte da Jornada (das 16 horas às 18 horas) haverá uma Roda de Conversa sobre Vivências e práticas na promoção do envelhecimento saudável, com estudantes e profissionais graduados em Gerontologia.   Participarão desta Roda de conversa as graduandas do Curso de Gerontologia da UFSCar Bruna Luiza Thesolim (Estagiária do Fundo Social de Solidariedade do Município de São Carlos), Lidia Bonfanti Anitelli (Estagiária da Diretoria Regional de Saúde III – Araraquara); Thais Bento (Bacharel em Gerontologia EACH/USP e Diretora da ABG – Associação Brasileira de Gerontologia); Evany Bettine (Bacharel em Gerontologia pelo EACH/USP e Vice-Diretora da ABG – Associação Brasileira de Gerontologia, tem experiência na interface gerontologia e arte); Karina de Lima Flauzino (Bacharel em Gerontologia EACH/USP – Especialista em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimento Sociais, Sócia MK Gerontologia e Assessoria) e Mainara Stecca (Graduanda em Gerontologia, Estagiária da Prefeitura Municipal de Salto e  Sócia MK Gerontologia e Assessoria).

O evento gratuito acontecerá no Auditório Florestan Fernandes, das 14 às 18 horas. Apóiam este evento a PROGeP – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e a PROEX - Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Carlos; o Departamento de Gerontologia, o Centro Acadêmico do Curso de Graduação em Gerontologia e a Associação Brasileira de Gerontologia.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas através do e-mail jornadageronto@gmail.com. Maiores informações poderão ser também obtidas pelo e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário