sábado, 29 de setembro de 2012


Programa de Residência Multiprofissional
em Atenção à Saúde

A Residência Multiprofissional no Campus Baixada Santista

No intuito de formar um profissional de saúde capaz de colocar o saber específico na direção de um saber compartilhado e que, não abrindo mão da sua formação, possa estar atento às diferenças, aos movimentos de inclusão e ao interprofissionalismo em todos os níveis de atenção à saúde junto a indivíduos, famílias e redes sociais, a Universidade Federal de São Paulo, através do Campus Baixada Santista (UNIFESP-BS), implanta, em 2010, o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde (PRMAS), assumindo como eixo transversal a “Atenção à saúde do indivíduo, família e sua rede social” e oito eixos perpendiculares (áreas profissionais). Tanto o eixo transversal como os perpendiculares acontecem nas áreas de atenção básica e hospitalar, especialmente nas seguintes linhas de cuidado:
  1. Saúde do adulto e do idoso;
  2. Saúde da mulher e do recém-nascido;
  3. Saúde da criança e do adolescente;
  4. Saúde mental (incluindo drogadicção e violência).

A área de concentração do Programa é em Saúde coletiva.

Áreas profissionais do Programa no Campus Baixada Santista

  • Educação Física (a partir de 2012)
  • Enfermagem
  • Farmácia (incluindo Farmácia Bioquímica)
  • Fisioterapia
  • Nutrição
  • Psicologia
  • Serviço Social
  • Terapia Ocupacional

Os cenários parceiros de prática profissional

O Programa de Residência firmou parceria com a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos (ISCMS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Prefeitura Municipal de Santos. Estes constituem, além de cenários de prática profissional aos profissionais residentes, pilares imprescindíveis da proposta de preparo de profissionais de saúde para o trabalho em equipe na perspectiva da integralidade no cuidado e a contínua relação com as políticas de saúde locorregionais, integrando o ensino com o serviço.

Informações específicas (duração, bolsa, carga horária, etc.)

O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde (PRMAS) é um curso de Pós-Graduação em nível de especialização Lato Sensu caracterizada pelo ensino em serviço, que tem como característica principal o desenvolvimento de profissionais para atuação multi e interprofissional.
O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde (PRMAS) tem duração de 24 meses (2 anos) e carga horária total (CHT) de 5.760 horas, sendo que 4.608 horas serão práticas (80%) e 1.152 horas serão teóricas ou teórico-práticas (20%). A carga horária semanal (CHS) será de 60 horas, cumpridas em período integral e com dedicação exclusiva, prevendo-se a possibilidade de plantões aos finais de semana.
Anualmente são ofertadas 16 vagas, sendo 2 por área profissional. Aqueles que ingressarem no Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção à Saúde da Baixada Santista farão jus a uma bolsa mensal, paga de acordo com o estabelecido na Legislação vigente pelos Ministérios da Educação (MEC) e/ou Saúde (MS). Atualmente o valor é de R$ 2.338,06 (dois mil, trezentos e trinta e oito reais e seis centavos).
O certame normalmente ocorre entre os meses de novembro e dezembro e é divulgado na página da COREMU-UNIFESP (acesse no item “links e arquivos de interesse público”, abaixo).

Mais informações:

Coordenação:
Profª. Drª. Silvia Maria Tagé Thomaz
Profª. Drª. Lúcia da Rocha Uchoa Figueiredo (vice)
Secretaria:
Eduardo Rodrigues da Silva
Endereço e Contatos:
Unifesp Campus Baixada Santista - Unidade I
Av. Ana Costa, 95 - 1º andar - Vila Mathias - Santos/SP - CEP: 11060-001
Fone: (13) 3878-3773
e-mail: eduardo.silva@unifesp.br

Links e arquivos de interesse público:

  1. Sítio da COREMU-UNIFESP
  2. Regimento COREMU-UNIFESP
  3. Regulamento Colegiado (Formato PDF)
  4. Legislações da Residência Multiprofissional

Nenhum comentário:

Postar um comentário