quinta-feira, 23 de agosto de 2012

I Seminário Internacional sobre Suicídio de Pessoas Idosas no Brasil

Nos dias 29,30 e 31 de agosto a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), por meio de seu Centro Latino Americano de Estudos sobre Violência e Saúde (CLAVES) realizará o I Seminário Internacional sobre Suicídio de Pessoas Idosas no Brasil. O encontro ocorrerá no Hotel Novo Mundo na cidade do Rio de Janeiro.
 
 
Por que é importante discutir o suicídio de pessoas idosas no Brasil? Por que este é hoje um problema de saúde pública reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e também no Brasil, sobretudo, em algumas regiões e áreas do interior. Discutir o suicídio de idosos em seu sentido mais profundo é discutir a vida e a qualidade de vida desse grupo social que cresce aceleradamente no país, fazendo uma inflexão sobre os momentos e circunstâncias de maior risco para a violência auto-infligida. Portanto o foco do evento será:
  • No conhecimento da situação
  • E nas possibilidades de prevenção
Interessante saber que neste evento será divulgada uma pesquisa de âmbito nacional sobre o tema que reuniu a colaboração de sete instituições acadêmicas (Universidade Federal de Manaus, Universidade de Fortaleza, Universidade Federal de Teresina, Universidade de Dom Bosco de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal e Escola Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro, além da ENSP/Fiocruz que financiou, sediou e coordenou toda a investigação.   O Seminário será presidido pela Cecília Minayo, autora muito utilizada em nossas pesquisas.  http://www.prevencaodesuicidio.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário