domingo, 5 de agosto de 2012

Curso de atualização em demências e transtornos mentais na velhice

Com o objetivo de atualizar e aprofundar conhecimentos sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos transtornos mentais na velhice, o Instituto de Psiquiatria e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizará o Curso de Atualização em Demências e Transtornos Mentais na Velhice, com início no dia 11 de agosto e término no dia 15 de dezembro, sempre aos sábados, das 9 às 13 horas.
O curso conta com uma carga horária de 60 horas e está dividido em três módulos. No primeiro serão abordados os conceitos básicos no cuidado ao idoso: Conceitos básicos e epidemiologia no envelhecimento, Qualidade de vida e promoção de saúde, Neuroanatomia básica, e Funções cognitivas e avaliação neuropsicológica, e Bases farmacológicas do tratamento. No segundo módulo os temas serão: Síndromes demenciais, transtornos cognitivos e do comportamento, Transtorno cognitivo leve e demência, Diagnóstico e tratamento das síndromes demenciais, Depressão e doença bipolar, Ansiedade e insônia, Transtornos psicóticos, e Delirium. O terceiro módulo falará sobre Tópicos especiais, entre eles Nutrição e cuidados básicos de enfermagem, Saúde do cuidador, Reabilitação cognitiva, e Aspectos éticos e médico-legais.
O curso será realizado a partir de aulas expositivas com seminários de discussão e apresentação de casos clínicos, e é dirigido a profissionais das seguintes áreas:
Psicologia, medicina, serviço social, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional e musicoterapia.
Maiores informações e inscrições acesse o site www.ipub.ufrj.br ou o e-mail: cursos@ipub.ufrj.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário