quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Curso à distância de Capacitação em Estimulação Cognitiva em Idosos



Associados ABG ficam isentos da matrícula. 
Se inscreva!!!

Módulo I- conceitos teóricos
Apresentação do curso e panorama do envelhecimento atualmente no Brasil
- Cognição- breve contexto
- Relação cérebro e comportamento;
- Envelhecimento cerebral e cognitivo;
- Memória e seus subsistemas
- Linguagem
- Funções executivas
- Atenção
- Filme-Íris
Módulo II-Rastreio Cognitivo

- Fatores que infuenciam no desempenho cognitivo do idoso
- Funcionalidade e desempenho cognitivo
- Avaliação cognitiva do idoso, como realizar o rastreio?
- Mini Exame do Estado Mental
- Bateria Breve de rastreio Cognitivo
- Addenbrookes´s Cognitive Examination-Revised (ACE-R)
Módulo III- Crenças e Estratégias

- Metamemória e Queixas de Memória do Idoso
- Estratégias de memória e seus subtipos internas/externas: categorização, criação de imagens mentais, associações verbais e visuais, aprendizagem com pistas, aprendizagem sem erros, repetição, rimas e organização do ambiente
Módulo IV- Tipos de Estimulação Cognitiva

- Comprometimento Cognitivo Leve
- Apresentação dos modelos de treino cognitivo( para idosos com comprometimento cognitivo leve e idosos preservados), publicados no Brasil.
- Técnicas de aprendizagem sem erro; apagamento de pistas e evocação espaçada;
- Estimulação cognitiva aos idosos com declínio cognitivo evidente;
- Grupo de apoio aos familiares de pacientes com comprometimento dememória;


Tendo em vista a demanda da prática profissional. Objetiva-se realizar aulasde capacitação de profissionais para oferecerem estimulação cognitiva em idosos. Este curso promove o ensino de estimulação de habilidades cognitivas, tais como atenção, memória, funções executivas, linguagem e também busca suscitar a discussão sobre queixas de memória no idoso e a utilização de estratégias de memorização (categorização de itens, criaçãode imagens mentais, repetição da informação, associações verbais, aprendizagem sem erros e com pistas e organização do ambiente). Além disso, enfatiza a influência de fatores como estilo de vida sobre o desempenho da memória.

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