segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

SP2040 - A CIDADE QUE QUEREMOS

O Plano SP2040 é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, e tem o apoio de uma equipe técnica de especialistas por meio da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo. Seu objetivo é construir uma Visão Estratégica de longo prazo para o município de São Paulo, com análises e proposições focando um horizonte temporal para o ano de 2040 e terá objetivos intermediários para 2025. O Plano oferecerá uma referência para o poder público, cidadãos, empresas e organizações trabalharem juntos para transformar a cidade nas próximas décadas.

É um plano para integrar políticas públicas, reforçar sinergias entre planos setoriais, atrair investimentos, para promover parcerias, enfim envolver todos, trabalhando na mesma direção e, assim, transformar a cidade nas próximas décadas. O seu objetivo é orientar uma ampla transformação da cidade, apontando para novas formas de organização social, econômica, urbana e ambiental, que se reflita em melhores condições de vida para a população da Cidade. Procura, ainda, indicar caminhos para São Paulo reforçar a sua presença no contexto das grandes cidades mundiais, através do aprofundamento das funções de articulação entre a economia a brasileira e a economia internacional. O Plano oferece um referencial geral a partir do estabelecimento de uma Visão do  Futuro Desejado para a cidade e segue dois princípios: Estratégico, pois prioriza e privilegia as grandes diretrizes consensuais, objetivos abrangentes e projetos que possuem efeitos irradiadores sobre os diversos setores e que servem como catalisadores do desenvolvimento da cidade; Territorial, pois privilegia o espaço de vida dos cidadãos, como expressão que articula as diferentes dimensões das políticas públicas, sejam elas sociais, econômicas, ambientais, culturais etc.
O projeto está estruturado em quatro grandes etapas: Visão Estratégica Preliminar para a Cidade; Delphi e estudos de aprofundamento; Apresentação e debate com a sociedade e  Consolidação do Planejamento Estratégico.
Como viabilizar a cidade que queremos?A resposta da questão envolve a atuação em três linhas estratégicas: Objetivos transversais; Gestão compartilhada e Parceria nos investimentos.
E conta com 5 Eixos Estratégicos, cada um abrangendo um leque diferente de questões essenciais para o desenvolvimento da cidade. Os Eixos são: Coesão Social, Desenvolvimento Urbano, Melhoria Ambiental, e Oportunidade de Negócios.
Há também os Projetos Catalisadores, que são projetos fundamentais para viabilizar a estratégia do plano e alcançar a ‘Cidade que Queremos’ em 2040. Alguns exemplos desses projetos: Rios Vivos; Parques Urbanos; Comunidades; Cidade de 30 minutos e Polos de Desenvolvimento.
A São Paulo de 2040 será uma cidade globalmente competitiva e capaz de associar crescimento econômico com melhores condições de vida para toda a população e respeito ao meio ambiente e uso racional de seus recursos naturais. Ou seja, São Paulo alcançará um padrão de desenvolvimento que combinará crescimento com redução das desigualdades sociais, territoriais e de oportunidade; inclusão social; e sustentabilidade ambiental.
Assim, toda a sua população de São Paulo habitará com dignidade e chegará ao trabalho de forma confortável e em tempo compatível com uma boa qualidade de vida. Terá acesso a serviços de educação e de saúde de qualidade e a amenidades, lazer, cultura e parques nas vizinhanças de suas residências. Terá encontrado a forma de conviver com as águas, com seu meio ambiente e com sua paisagem natural. Os jovens terão oportunidades de emprego e os idosos encontrarão uma cidade preparada para proporcionar-lhes um envelhecimento com qualidade de vida.
Há também o Fórum onde a população pode levantar questões acerca da cidade. E você  pode registrar a sua idéia de uma cidade melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário