domingo, 13 de novembro de 2011

Ministério da Saúde Lança Programa de Assistência Domiciliar pelo SUS

Ministério da Saúde Lança Programa Melhor em Casa e S.O.S Emergência

No último dia 8 de novembro a presidente da República, Dilma Rousseff, e o ministro da saúde, Alexandre Padilha, lançaram a ação estratégia S.O.S. Emergência e o Programa Melhor em Casa. O objetivo dessas ações é qualificar, no SUS, o atendimento nas urgências e levar o atendimento domiciliar aos brasileiros.
O Programa Melhor em Casa ampliará o atendimento domiciliar aos indivíduos com necessidades de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo. Eles terão assistência multiprofissional em seus lares. Segundo o ministro da saúde, além de reduzir as filas nos hospitais, o Melhor em Casa trabalha com a humanização do atendimento e reduz o risco de infecções dos atendidos.
A estimativa é que até 2014 o programa conte com mil equipes de atenção domiciliar atuantes em todo o país.
O S.O.S. Emergência prevê medidas para melhorar a gestão e o atendimento nas emergências de 11 grandes hospitais do SUS, com previsão de extensão até 2014.
Uma equipe definirá o nível de gravidade e encaminhará o paciente para o atendimento específico. Além disso, será organizada a gestão de leitos, fluxo de internação e a implantação de protocolos clínico-assistenciais e administrativos. Serão tomadas, ainda, medidas para proporcionar a adequação da estrutura e do ambiente hospitalar. Segunda Padilha essas medidas buscam unir forças com a direção dos hospitais para enfrentar o ambiente mais crítico do atendimento à saúde.

FONTE: CIAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário