sábado, 1 de outubro de 2011

Dia Internacional da Pessoa Idosa: uma data para ser lembrada

        Dia Internacional da Pessoa Idosa: uma data para ser lembrada

Débora Lee Vianna Paulo, Evany Bettine de Almeida e
 Rafaella Simões de Oliveira
                                                                                               
Pois viver deveria ser – até o último pensamento e o derradeiro olhar – transformar-se (Lya Luft).

1º de outubro é o Dia Internacional da Pessoa Idosa. A data foi instituída no Brasil em 28 de dezembro de 2006, por meio da lei nº11.433, passando a ser comemorado o Dia Nacional da Pessoa Idosa.
Dia para ressaltar o respeito e a valorização daqueles que envelhecem e, principalmente, refletir sobre a forma como a sociedade está recebendo seus velhos e se preparando para o fenômeno do envelhecimento populacional.
Os idosos brasileiros estão, cada vez mais, mostrando a diversidade de experiências e vivências presentes nessa fase, o que permite desmitificar a visão reducionista que liga o ser velho a doença, decadência e dependência. Ao mesmo tempo, esses velhos nos conduzem em direção à busca das melhores estratégias para um envelhecimento ativo e com qualidade de vida.
Em uma sociedade para todas as idades é importante reconhecer e respeitar a experiência e autonomia dos idosos. Junto a isso, é imprescindível proporcionar um ambiente otimizador de suas capacidades e potencialidades, capaz de assegurar sua independência e oferecer apoio e cuidados necessários, à medida que vão envelhecendo.
Que possamos fazer parte da construção dessa sociedade, não só preparada para receber a velhice, mas também estruturada de forma a acompanhar o envelhecimento de toda a sua população. 
Parabéns a você idoso, que a cada dia tem algo para compartilhar e ensinar. Parabéns também a todos os profissionais, que se dedicam a essa ciência e à sua prática. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário