domingo, 25 de setembro de 2011

Participação na XIII Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa - SP, 2011

Estiveram presentes da Gerontologia como Delegados; Felipe Borges e Mayra Guesso (graduandos do 4o. ano EACH), Tayane Traina (egressa da EACH que atua no município de Rio Claro, com supervisão de programas para a pessoa idosa), Eva (Diretora membro da ABG), Prof. Wilson e Profa. Vânia (docentes da graduação em Gerontologia da UFSCAR);


A XIII Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, teve como tema central: O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil. Das conferências municipais, a ABG participou com diretores delegados em: Sto André, Mauá e São Paulo, posteriormente participou da conferência da região metropolitana, que aconteceu em Mogi das Cruzes e agora da conferência estadual, em Águas de Lindóia nesta semana.

Alguns pontos positivos a destacar na discussão dos 4 Eixos temáticos:

1) No Eixo em que as pessoas da Gerontologia ficaram, que discutia Políticas Públicas, havia 104 propostas para eleger 5. Dentre as 5 que serão levadas para a nacional, nós escrevemos 2 (uma sobre educação gerontológica (Art.22 do Estatuto) e outra sobre a ampliação de profissionais da geriatria e gerontologia e capacitação para profissionais nos temas do envelhecimento.

Destaque: A princípio nós estávamos com o foco no bacharel em gerontologia, mas após uma longa conversa com a Profa. Vânia da Ufscar concordamos que nosso foco estava muito no particular e então nossa estratégia será lutar para ter serviços que necessitem de recursos e não oferecer recursos para depois lutar por serviços.

2) Duas experiências exitosas na área do envelhecimento tinham que ser eleitas para representar o estado de São Paulo na conferência nacional da pessoa idosa. Uma foi sobre o Método Paulo Freire para Educação para Idosos, da cidade de Lins. Achamos um grande avanço os particpantes elegerem a experiência na área da educação para idosos como uma das melhores experiências.

Delegados para a Nacional

A região de SP tinha menos vagas do que candidatos e os conselheiros de idosos foram priorizados. A ABG, representada pela diretora Eva, ficou como suplente (o suplente entra, caso haja desistência de um titular). Mas a nossa colega Tayane, de Rio Claro, foi indicada Delegada pela região dela. Portanto, temos garantida uma pessoa da Graduação de Gerontologia em Brasília em novembro!

Isso foi um avanço para o todo, pois são com ações dessa natureza, que semearemos mudanças políticas a favor do profissional Gerontólogo.

Nesse sentido incentivamos todos a participarem no próximo ano das conferências da pessoa idosa dos seus municípios para que propostas que viabilizem melhorias dos serviços à pessoa idosa e consequentemente da inserção do gerontólogo.

O próximo passo será a III Conferência Nacional que vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de novembro, em Brasília. Vamos torcer para termos visibilidade e promover a importância do Gerontólogo nos debates e propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário