sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Notícia - Idosos pobres poderão morar em casas adaptadas para pessoas da terceira idade


Convidamos os gerontólogos a reivindicar, conosco, a inserção do gerontólogo na equipe de planejamento e execução do projeto!





Casas adaptadas para a moradia de pessoas idosas estão sendo construídas no estado do Rio de Janeiro como alternativa ao modelo de asilos e abrigos, onde muitas vezes a qualidade de vida fica abaixo da ideal. A construção é no formato de pequenas vilas, com infraestrutura e serviço de saúde e será destinada a idosos pobres.

A primeira unidade será entregue este mês e fica no bairro de Santa Cruz, na zona oeste da capital fluminense. São 30 casas adaptadas, com acessibilidade planejada e construídas em torno de espaços de convivência, onde haverá refeições, atendimento e lazer. Em cada residência vão morar duas pessoas. Mais duas vilas estão em construção, nos municípios de Volta Redonda e Conceição de Macabu, com inauguração prevista para o fim do ano.

O secretário estadual de Habitação, Leonardo Picciani, disse que o objetivo é promover uma reformulação no atendimento aos idosos, que serão permissionários dos imóveis, não podendo ser vendidos ou repassados a outras pessoas. “O projeto visa a reduzir o déficit habitacional, especialmente em uma faixa que precisa ser cuidada, que são os idosos de baixa renda. A finalidade é não apenas oferecer uma residência, mas também serviços especializados voltados para a terceira idade.” Segundo ele, haverá ainda uma equipe multidisciplinar com médicos, enfermeiros e nutricionistas.

O objetivo é construir um total de 30 condomínios para a terceira idade até 2014, variando de 30 a 120 imóveis em cada vila. O custo mínimo de implantação é de R$ 2,5 milhões, investidos pelo governo do estado. O custo com pessoal e manutenção ficará a cargo das prefeituras.

Fonte: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2011/08/11/idosos-pobres-poderao-morar-em-casas-adaptadas-para-pessoas-da-terceira-idade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário