terça-feira, 9 de agosto de 2011

Divulgação - Envelhecimento Masculino- EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIAS DOS PAIS- CRECI@ - 12/08/2011


Há necessidade de se elaborar estratégias que possibilitem uma integração dos homens idosos na sociedade de modo a conferir significados. O CRECI@ desenvolve uma programação voltada para a população masculina e suas particularidades aproveitando a comemoração do Dia dos Pais em Agosto.


O evento será realizado no dia 12/08/2011, no período das 14h30 às 17h30, no Centro de Referência da Cidadania do Idoso – CRECI@, e contará com apresentações musicais, danças, palestras, cortes de cabelo, brindes e muito mais.

Os estudos demográficos sobre envelhecimento afirmam, frequentemente, que as disparidades entre os sexos são importantes: as mulheres constituem a maior parte da população mundial idosa. No processo do envelhecimento feminino, os dados mostram que, em 1980, havia em escala mundial, três homens de 65 anos e mais para cada quatro mulheres, relação que se mostra ainda mais forte nos países desenvolvidos, em razão do grande número de homens mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Alguns estudos mostram que quanto mais a idade aumenta, mais as mulheres são numerosas; o envelhecimento passa a ser um fenômeno que se conjuga, antes de tudo, no feminino.

Sabemos que a maioria da população idosa é do gênero feminino, por isso há uma maior preocupação em desenvolver atividades voltadas a essa população. Todavia, não podemos esquecer que os homens envelhecem e que precisam de atividades para ocupar o tempo livre.

O homem herdou a partir do século XIX o papel de provedor, que tinha como modelo a figura de terno e gravata, marido e pai de família, ou de aventureiro.

Para os homens, a aposentadoria e diminuição do ritmo do trabalho, é o que mais onera o processo de envelhecimento, pois impõem ao homem idoso um lugar secundário no que se refere à vida social.

Por isso há uma necessidade de se elaborar estratégias que possibilitem uma integração destes homens idosos na sociedade de modo a conferir significados. E através destas estratégias, possibilitar ao homem idoso o seu desenvolvimento enquanto cidadão.

Segundo Alda Britto da Mota um dos fatores que poderia explicar a ausência do homem idoso nos programas desenvolvidos para a população idosa é falta de apelo das atividades para o universo masculino, sendo a maioria das atividades oferecidas de maior interesse das mulheres, como os cursos de artesanato, por exemplo e a pesquisadora também ressalta a falta de imaginação nas programações destinadas a esse público.

Os idosos e homens em geral, diferentemente das mulheres não se preocupam com a prevenção e procuram menos serviços médicos durante sua vida, o que justifica sua mortalidade mais precoce do que as mulheres. Hoje eles podem encontrar maiores informações sobre sua saúde e prevenção no Instituto do Homem do Brasil S/A Ltda: Avenida Angélica, 1045 – 10 andar, cj 103 – Consolação.

No intuito de fornecer maiores informações sobre prevenção e temáticas que interessam a esse público, o CRECI@ opta por desenvolver uma programação voltada a população masculina e suas particularidades aproveitando a comemoração do Dia dos Pais em Agosto.


O evento será realizado no dia 12/08/2011, no período das 14h30 às 17h30, no Centro de Referência da Cidadania do Idoso – CRECI@. Teremos apresentações musicais, danças, palestras, cortes de cabelo, brindes e muito mais!

Informações:
Centro de Referência da Cidadania do Idoso - CRECI@
Rua Formosa, 215 - Vale do Anhangabaú
Tels.: (11) 3258-4276 / 3259-4335/ 3256-2291
www.twitter.com/CRECI_

Nenhum comentário:

Postar um comentário