sábado, 30 de abril de 2011

Divulgação - 04/06/2011 - V Seminário de atualização em Gerontologia

Este seminário tem por objetivo trazer à reflexão e debate temas contemporâneos que inquietam os profissionais presentes na assistência ao idoso e nos estudos gerontológicos. Evidencia a competência de equipes interdisciplinares que constroem o seu conhecimento com base nas ações assistenciais e preventivas com vistas ao envelhecimento saudável. São desafios, também, as políticas públicas de proteção e promoção desse segmento populacional em nossa realidade. Profissionais com expertises diferenciadas irão compor as mesas, fazendo deste evento um momento acadêmico especialmente sensível e construtivo.

Público: Aberto a profissionais, estudantes e interessados, sem pré-requisitos

Data: 4 de junho de 2011 (sábado) das 8.30 às 12:30 horas e das 14.00 às 18.00 horas.

LOCAL: auditório da UNIP _ Universidade Paulista - Rua Vergueiro 1211 - Liberdade - São Paulo (próximo à estação Paraíso do metrô).

INSCRIÇÕES: http://www.livrariaresposta.com.br/v2/pagina.php?tipo=1&id=81


PROGRAMA DO SEMINÁRIO


PERÍODO DA MANHÃ - Das 8.30 às 12.30

1. Mesa – Temas contemporâneos na Gerontologia

Da Gerontofobia ao Desenvolvimento Humano
Coordenação:
Arlete Salimene - Diretora do Serviço Social do do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da USP.

Irene Gaeta , psicoterapeuta, doutora em Psicologia e coordenadora do curso de Pós-Graduação em Gerontologia da UNIP - Universidade Paulista.

Palestrantes convidados:

Tema 1 - Avaliação Gerontologica Multidimensional

Prof. Matheus Papaléo Netto - Professor Livre-Docente de Clínica Médica da Disciplina de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Coordenador de Ensino e Pesquisa do Núcleo de Gerontologia do Centro Universitário São Camilo, CUSC. Ex-médico-chefe da Clínica Geronto-geriátrica do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo, HSPM.


Tema 2 - Doença de Alzheimer, avaliação de memória e envelhecimento

Profa. Carolina Brocanello Regina - Especialista em Neuropsicologia - mestranda na Faculdade de Medicina da USP - Instituto de Psiquiatria.

2. Cuidados e Qualidade de Vida do Idoso.

Sergio Pascoal– coordenador da Área técnica da saúde do Idoso da Secretaria Municipal de São Paulo, doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Médico do Serviço de Geriatria da USP.


3. Da Universidade à responsabilidade social.

Bernadete de Oliveira - Mestre em Gerontologia, pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Epidemiológica e Comunicação da PUC/SP

4. Políticas Públicas e cidadania

Arlete Salimene – Diretora do Serviço Social do do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da USP.

-------------------------------------------------------------------------------

Almoço livre: das 12:30 às 14:00

--------------------------------------------------------------------------------

PERÍODO DA TARDE - Das 14.00 às 18.00


5. Mesa - Envelhecimento bem sucedido.

Jovino Paes Junior - Mestre em Gerontologia pela PUC/SP. Médico Assistente técnico da Coordenadoria Regional de Saúde Municipal Sudeste.

André Freitas – Gestor em Sáude, formado pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Médico Urologista especialista em Medicina da Família e em atendimento domiciliar ao paciente crônico.

André Tadeu Sugawara - Fisiatra do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Coordenador de Equipe Interdisciplinar em reabilitação de pessoas com deficiência física.


7. Encerramento: Simbologia e Concretude no Pensamento Trans-humano

Ricardo Pires de Souza - Doutor em Medicina pela FMUSP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário