sábado, 18 de dezembro de 2010

Oportunidade aos gerontólogos: Pós-graduação da EACH-USP, São Paulo/SP

Estudos Culturais


Os pesquisadores dessa área buscam, em termos gerais, compreender as intersecções entre cultura, indivíduo e sociedade. Alguns trabalhos questionam as fronteiras entre alta cultura e cultura de massa ou comercial, abordam objetos culturais híbridos, configurações identitárias de grupos socialmente marginalizados, processos migratórios e trocas culturais que deles advêm. Em vertente complementar, os estudos culturais contribuem para a crítica das disciplinas e saberes consagrados, indagam sobre os modos como se vêm produzindo historicamente as pedagogias, as ciências, e sobre que interesses subjazem a elas; isto é, a partir de uma visada crítica e histórica lançam a dúvida sobre a construção do conhecimento no Ocidente e sobre o modo como este se impõe sobre formas alternativas de cultura e conhecimentos.

http://each.uspnet.usp.br/estudosculturais
 
 
Têxtil e Moda


O programa Interdisplinar de Pós Graduação em Têxtil e Moda forma recuros humanos para o mercado,
e a docência na área de Têxtil e Moda com duas linhas de pequisa:Materiais e Processos Têxteis, Projeto de Têxtil e Moda. O objetivo de ensino e pequisa deste programa, será desenvolvido a partir de tecnologia, projetos, materias, processos, gestão e criação.

http://each.uspnet.usp.br/postextilemoda
 
 
Sistemas de Informação


É um programa da área de Ciência da Computação cujo objetivo é formar pesquisadores com conhecimentos aprofundados no objeto de estudo Sistemas de Informação (SI). Esse objeto de estudos abrange aspectos tecnológicos, computacionais, humanos e organizacionais de sistemas. O PPgSI oferece o curso de Mestrado Acadêmico em Sistemas de Informação.

O Mestre em Ciências pelo Programa de Sistemas de Informação terá uma base sólida que lhe permitirá verificar e avaliar as necessidades de informação, especificar requisitos de informação, projetar sistemas práticos para satisfazer os requisitios e propor melhorias e inovações tecnológicas nos diversos componentes de um Sistema de Informação. Para tanto, ele deve desenvolver tanto conhecimentos técnicos em Tecnologia da Informação (TI), como entender sobre organizações, conceitos e processos, de modo a empreender um uso criativo, eficiente e efetivo da TI na resolução de problemas do mundo real em diversas áreas do conhecimento.

http://each.uspnet.usp.br/ppgsi/
 
 
Modelagem de Sistemas Complexos



A pós-graduação em Modelagem de Sistemas Complexos é um mestrado interdisciplinar que tem como objetivo formar profissionais capazes de empregar técnicas quantitativas e computacionais em problemas aplicados à saúde, gestão, política pública, ciências sociais e ambientais. As linhas de pesquisa do programa buscam:

1. Estudar as propriedades emergentes e os fenômenos relacionados ao processamento de informações em
Sistemas Complexos, por meio de técnicas analíticas, análise de dados ou simulação;

2. Aplicar conceitos e modelos teórico-metodológicos provenientes da Economia, Administração, Atropologia, Ecologia Humana, Ciências Biológicas e Ciências Sociais na resolução de problemas específicos.

http://each.uspnet.usp.br/sistcomplexos
 
 
 
Mudança Social e Participação Política


É um programa de pós graduação que habilitará a seus pesquisadores a compreender os agentes, as estruturas, os processos e as responsabilidades diferenciadas que concorrem para estabelecer as dinâmicas
socio-espaciais e suas transformações, bem como as ações políticas e coletivas.

Estrutura-se com uma única área de concentração e duas linhas de pesquisa, constituídas por grupos de
pesquisa que têm interesse em temáticas como: Participação Política, Desenvolvimento Local, Memória,
Patrimônio Cultural e Natural, Políticas Públicas, Territorialidades, Movimentos Sociais, Mudanças
Socioespaciais e Socioambientais, Educação, Sociedade, Sustentabilidade, Psicologia Política,
Multiculturalismo, Saúde Coletiva, Relações de Gênero.

http://each.uspnet.usp.br/promuspp

Nenhum comentário:

Postar um comentário