terça-feira, 21 de setembro de 2010

Relato de experiência - Atuação do gerontólogo em ILPI

Por FERNANDA BARBOSA FERREIRA, gerontóloga do Lar do Ancião de Diadema






APRESENTAÇÃO DO LAR ANCIÃO DE DIADEMA

O Lar do Ancião é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 08 de maio de 1986, tendo como finalidade abrigar idosos com sessenta anos e mais, de ambos os sexos, e que estejam em situação de risco, abandono, ou carência, e que não tenham vínculo familiar direto.

Tem por finalidade oferecer condições plenas para se viver a partir da terceira idade, resgatando a auto-estima, bem como garantir moradia, alimentação, saúde, cultura, lazer, respeito, integridade física e moral, cuidados e zelo pelos idosos e seus pertences.

É reconhecido como Utilidade Pública Municipal, Registro Nº 214/2007, CNPJ 50.942.374/0001-02, Registro Nº 012 no Conselho Municipal de Assistência Social. Está situado à Rua Tapuias, 166, Vila Conceição, Diadema, SP.

Os objetivos institucionais são garantir a integridade humana e social dos idosos assistidos pela entidade. Atualmente atende vinte e cinco idosos. Todos recebem mensalmente acompanhamento médico, social e cultural, além de sete alimentações diárias equilibradas, medicamentos, passeios, eventos internos e externos. Além disto, há também as seguintes atividades durante a semana: pintura com guache, leitura de livros, jornais e revistas, leitura e entendimento do Evangelho, realizadas por voluntários.

O Lar do Ancião possui um bazar permanente, que funciona de segunda à sexta-feira das 07h30 às 16h30, onde são vendidos calçados, roupas, eletrodomésticos, brinquedos, móveis e eletroeletrônicos novos ou usados, mas em bom estado. Além disto, a instituição promove e participa de eventos para angariar fundos, tais como Chá Bingo, Feijoada Beneficente, Fest Uni Serraria, etc.


CENÁRIO DE ATUAÇÃO GERONTOLÓGICA

Trabalho como gerontóloga na ILPI, em substituição à assistente social. Assim, faço as visitas domiciliárias e o acolhimento dos idosos, realizando entrevista com os familiares e/ou conhecidos dos indivíduos que têm possibilidade de serem abrigados.

Realizo e organizo atividades externas (passeios, atividades culturais, etc). Também atividades recreativas com idosos independentes e semi-dependentes (dança sênior, jogo de dominó, quebra cabeça, jogo da memória, caminhada pelo bairro). E também o acompanhamento biopsicossocial (atendimento gerontológico), através da aplicação de instrumentos de rastreio, análise de prontuário, observação e conversa com os idosos.

Igualmente, sou responsável por organizar as festas internas, conseguir doação, buscar parcerias, preparar cursos e palestras tanto para os funcionários quanto para os idosos, conhecer e agendar grupos de voluntários que irão fazer o que chamamos de Café da Tarde, que ocorre nos finais de semana. Pesquiso sobre as necessidades dos idosos e funcionários, para melhor atendê-los e cuidar do seu bem estar.

Faço relatório mensal de prestação de contas para a prefeitura sobre as atividades que realizo com os idosos. E recebo e envio ofícios ao Fórum quando da solicitação de vaga, relatório de acompanhamento de algum idoso ou notificação de falecimento.


DESAFIOS E NECESSIDADES DO SERVIÇO 

Nosso desafio é a obtenção de parceiros, e fazer com que eles permaneçam conosco, além de permanecer sendo um exemplo na região, prestando o melhor cuidado ao idoso. Temos como objetivo a construção futura de um centro dia.

Precisamos de ajuda quanto à divulgação de nosso trabalho, para aumentar o número e a assiduidade dos voluntários para a realização de oficinas e para passar o dia com os idosos. Além disto, 40% da manutenção da entidade é oriunda de doações.


PEDIDO DE DOAÇÕES 

Precisamos, além da doação de tempo, de itens como: fraldas geriátricas M e G, detergente, sabão em pó, água sanitária, desinfetante, leite longa vida, café, cestas básicas, lentilha, grão de bico, achocolatado em pó, mistura para bolo diversos sabores, mistura para pudim, gelatina sortida. Trata-se de uma relação de itens, fiquem à vontade para escolher aqueles que forem melhores para vocês.

Contamos com a parceria de vocês.

Aproveitamos a oportunidade para convidá-lo (s) a visitar nossa entidade e acompanhar nosso trabalho.

Desde já, agradecemos à atenção e aproveitamos para elevar nossos sinceros votos de estima e apreço.


ENDEREÇO

Rua Tapuias, 166 - 09990-280 - Diadema/ SP.
Tel.: (011) 4057-3100


E-mail: contato@lardoanciao.org.br lardoanciao@terra.com.br  lardoanciao@hotmail.com
Site: http://www.lardoanciao.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário